domingo, 10 de junho de 2012

Vestibular 2012 Engenharia Civil, topas?

De uns tempos para cá ando falando pouco da minha vida, então eu vou contar uma coisa que eu planejo desde os meus 10 anos de idade.. Minha Faculdade! Não desmerecendo meu Téc. em Edificações que estou finalizando agora, é que Faculdade É diferente querendo ou não.. ou sei lá é nóia minha!!hehehe
Eu vou prestar para Bacharelado de Engenharia Civil ( uma profissão que eu já viso desde muito anos e, é uma área de trabalho que eu tenho certeza que vou desempenhar bem..( nossa, parece que eu Tô dando um entrevista de emprego..hahaha) mas é isso que eu sinto.Então eu vou deixar uma prévia sobre A Facul de Engenharia Civil!



Engenharia Civil

Bacharelado


É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

O mercado de trabalho

O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. O bom momento atual é reflexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, que aumentou a oferta de imóveis, o que beneficia o bacharel. Para os próximos anos, a demanda pelo profissional deve aumentar, já que dois grandes eventos serão sediados no país: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. "Serão grandes construções, como portos, canais, barragens, que levam de quatro a cinco anos para ficar prontas. O mercado só tende a melhorar ainda mais", afirma José Gabriel Maluf Soler, coordenador do curso da PUC Minas. De acordo com ele, a construção civil é o setor que mais absorve esse bacharel. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande procura por esse engenheiro. Escritórios de arquitetura também costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos. Entre os setores apontados como promissores, estão o de petróleo e gás, que deverão receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros. Outras áreas com boa perspectiva são energia e saneamento básico.

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso. Fique de olho: Há instituições que oferecem formação direcionada a uma área específica, como estruturas, transportes e meio ambiente.

Duração média: 6 anos.
Outros nomes:
 Eng. Civil (amb.); Eng. Civil (ênf. em estrut. metálicas); Eng. Civil (ênf. em meio amb.); Eng. Civil (ênf. em sist. construtivos); Eng. Civil (estrut. metálicas); Eng. Civil (transp. e log.); Eng. Civil de Infraestrutura; Eng. Civil e Amb.; Eng. de Prod. Civil; Eng. em Constr. Civil.

O que você pode fazer

Construção urbana

Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações

Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais

Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos

Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento

Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Transportes

Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e 
viadutos.


Depois desse sermão todo sobre a minha profissão do presente/futuro agora, a diversão êhh... Esse foi um passei ao canteiro de Obras da Trensurb Extensão da linha 01, De São Leopoldo á Novo Hamburgo aqui no Rio Grande do Sul.



>>>> Eu e o Gui (meu namo (L) ) na parte externa da obra onde carregam as vigas de sustentação da plataforma...

>>>As vigas treliçadas
 >>>> Todos os pré-moldados foram feitos em loco, pois o custo e o tempo de transporte que sairia mais caro á obra..

 >>> Os projetos:

  A forma para fazer as vigas de sustentação do trensub. Ela são "ocas" por dentro e preenchidas com um tipo de esoportor .

 >>> As vigas da primeira fotos, elas são protendidas ( ou seja, são vergalhões que são envoltados por uma malha e colocados dentro das vigas e ''tracionadas'' para haver mais resistência e blá blá blá).


Esse foi um Baita Post, ufa até cansei Meu vestibular é dia 17 de junho.. Me desejem sorte!

Um comentário:

  1. Oi amiga, tudo bem?
    Legal o seu sonho de Fazer Faculdade e ser formar como Engenheira Civil, é um ramo amplo de trabalho, e juntamente com seu Técnico em Edificações vai te ajudar a ter um Bom emprego.
    Te desejo Boa Sorte!
    Vc é uma pessoa Legal, faz tempo que se conhecemos e gosto bastante de você! :)
    Bom, conhecer o Danilo Gentili foi muito bom mesmo, sou Fã dele há muito tempo,
    o admiro pela sua intelingência, seu humor e sua beleza é claro, lindo demais!
    Não tenho Vídeos com ele, infelizmente, apenas fotos.
    Beijos e Bom Fim de Semana!
    Dani

    ResponderExcluir

Pow, entro na pag, agora comenta ai!